TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO
1.Organização Linear
Cadeia
escalar –
Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de
autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução
de tarefas) e de responsabilidade (dever de seguir ordens e executar tarefas).
CARACTERÍSTICAS:
Autoridade
linear ou única – é uma autoridade de decisão e comando.
Linhas
formais de comunicação – comunicações exclusivas as relações
formais descritas no organograma e nas descrição de cargos.
Centralização
das decisões – os
canais de responsabilidade são desdobrados pelos níveis hierárquicos, porém o
comando é centralizado no topo da organização.
Aspecto
piramidal – A
base é extensa, enquanto a cúpula é única.
Comum
nas pequenas empresas ou em estágio inicial.
2.Organização Funcional
Supervisão
funcional –
Cada operário passa a ter vários chefes funcionais, cada qual especializado em
uma atividade como produção, manutenção, abastecimento, qualidade e não mais um
único chefe linear.
CARACTERÍSTICAS:
Autoridade
funcional ou dividida – é uma autoridade parcial, baseada na
especialização e conhecimento.
Linhas
diretas de comunicação – busca contato direto e a maior rapidez
possível nas comunicações entre os níveis e áreas organizacionais.
Descentralização
das decisões –
decisões são delegadas aos órgãos ou cargos especializados detentores do
conhecimento necessário para melhor implementá-los.
Ênfase
na especialização – Cada órgão ou cargo contribui com sua
especialidade para a organização.
Na
proporção que as empresas crescem e seu ambiente se torna mutável e
competitivo, aumenta a necessidade de órgãos especializados capazes de
proporcionar conselhos e inovações rápidas e substanciais.
3.Organização linha-staff
Linha-staff
– os
órgãos de linha são assessorados por órgãos de staff graças a sua
especialização técnica. Enquanto os administradores de linha que são
generalista e tomadores de decisão.
CARACTERÍSTICAS:
Fusão
da estrutura linear com a estrutura funcional –
características lineares e funcionais coexistem. A primeira com o poder e a
segunda com o conhecimento.
Coexistência
entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação –
linhas formais que representam a hierarquia e a assessoria.
Separação
entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessoria)
–
responsabilidade e autoridade dos membros de staff são aconselhador e não
diminuem a autoridade dos chefes de linha.
Hierarquia
–
Linha assegura o comando e a disciplina,
o staff fornece serviços de consultoria e assessoria.
A
autoridade de staff é de gabinete enquanto a autoridade de linha é de campo, de
operação e de execução.
CARACTERÍSTICAS DA LINHA E DO
STAFF
PAPEL DA LINHA E ASSESSORIA NO
PROCESSO DECISÓRIO
REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. 1.ed.
Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2006.
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