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quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO

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TIPOS TRADICIONAIS DE ORGANIZAÇÃO




1.Organização Linear

Cadeia escalar Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (dever de seguir ordens e executar tarefas).

CARACTERÍSTICAS:
Autoridade linear ou única é uma autoridade de decisão e comando.
Linhas formais de comunicação comunicações exclusivas as relações formais descritas no organograma e nas descrição de cargos.
Centralização das decisões os canais de responsabilidade são desdobrados pelos níveis hierárquicos, porém o comando é centralizado no topo da organização.
Aspecto piramidal A base é extensa, enquanto a cúpula é única.
 Comum nas pequenas empresas ou em estágio inicial.


2.Organização Funcional
Supervisão funcional Cada operário passa a ter vários chefes funcionais, cada qual especializado em uma atividade como produção, manutenção, abastecimento, qualidade e não mais um único chefe linear.

CARACTERÍSTICAS:
Autoridade funcional ou dividida – é uma autoridade parcial, baseada na especialização e conhecimento.
Linhas diretas de comunicação – busca contato direto e a maior rapidez possível nas comunicações entre os níveis e áreas organizacionais.
Descentralização das decisões – decisões são delegadas aos órgãos ou cargos especializados detentores do conhecimento necessário para melhor implementá-los.
Ênfase na especialização – Cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade para a organização.
Na proporção que as empresas crescem e seu ambiente se torna mutável e competitivo, aumenta a necessidade de órgãos especializados capazes de proporcionar conselhos e inovações rápidas e substanciais.

3.Organização linha-staff
Linha-staff os órgãos de linha são assessorados por órgãos de staff graças a sua especialização técnica. Enquanto os administradores de linha que são generalista e tomadores de decisão.

CARACTERÍSTICAS:
Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional características lineares e funcionais coexistem. A primeira com o poder e a segunda com o conhecimento.
Coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação linhas formais que representam a hierarquia e a assessoria.
Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessoria) responsabilidade e autoridade dos membros de staff são aconselhador e não diminuem a autoridade dos chefes de linha.
Hierarquia Linha assegura o comando e  a disciplina, o staff fornece serviços de consultoria e assessoria.
A autoridade de staff é de gabinete enquanto a autoridade de linha é de campo, de operação e de execução.

CARACTERÍSTICAS DA LINHA E DO STAFF

PAPEL DA LINHA E ASSESSORIA NO PROCESSO DECISÓRIO






REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2006.


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