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terça-feira, 13 de dezembro de 2016

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

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DEPARTAMENTALIZAÇÃO


Para Oliveira (2004, p. 118), departamentalização é: “o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes  recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos)  em unidades organizacionais”.


  Podemos portanto concluir que Departamento designa uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, chefe, supervisor entre outros) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas.
TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO:
Existem diversas maneiras de uma  empresa departamentalizar suas atividades. As mais comuns são:
  - departamentalização funcional;
  - departamentalização  territorial ou por localização geográfica;
  - departamentalização  por produtos ou serviços;
  - departamentalização  por clientes;
  - departamentalização  por processos;
  - departamentalização  por projetos;
  - departamentalização  matricial; e
  - departamentalização  mista.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES:
É considerado o método mais antigo e mais comum de se agrupar funções relacionadas é através de funções especializadas, como produção, recursos humanos, finanças e marketing.
  A departamentalização funcional tem como critério básico a área do conhecimento necessário para a realização da atividade. Assim, todas as pessoas que se utilizam dos conhecimentos de uma mesma área ficariam juntas na mesma unidade.
EXEMPLO DE ESTRUTURA FUNCIONAL:
 VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
  - Permite agrupar os especialistas  sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.
  - Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas porque se baseia no principio da especialização ocupacional.
  - Permite economia pela utilização máxima de máquinas e de produção em massa.
  - Orienta pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz.
- Permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa, bem como realçar os objetivos primários e fundamentais da organização.
  - Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
  - A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos.
  - Barreiras e conflitos entre os outros departamentos.
  - A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.
- Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento.  
   -  Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.
APLICAÇÕES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
  - É indicada para ambientes estáveis e de pouca mudança, que requeiram desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
  - É recomendada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e permaneçam inalteradas por longo tempo.

EXEMPLO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
  - A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço.
  - Melhorias na qualidade e facilidade de inovações, já que a concentração é em um único produto ou serviço, cada departamento produz com melhor qualidade ou mais inovação.
- Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
  - O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
  - As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando assim oportunidades de promoções dentro da organização.
DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
  - Pode ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa.
  - Pode propiciar o aumento dos custos pelas  duplicidades de atividades  nos vários grupos de produtos ou serviços.
  - Pode criar uma situação em que  os gerentes de produtos ou serviços se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da  empresa.
  - Pode ocorrer redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho
APLICAÇÕES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
  1) EM AMBIENTES INSTÁVEIS E MUTÁVEIS: pois induz a cooperação entre especialistas e coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto/serviço.
  2) QUANDO AUTONOMIA E AUTO-SUFICIÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS: cada departamento passa a ter autonomia e auto-suficiência com as próprias unidades de produção, vendas, pesquisa e de desenvolvimento etc.
  3) QUANDO A ATECNOLOGIA É ADAPTATIVA OU MUTÁVEL: a departamentalização por produto/serviço, juntamente com uma forte área de staff, é a mais apropriada.

Exemplo de DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR BASE TERRITORIAL OU LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Esse tipo de estrutura é utilizada em empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos.  Apoia-se na de premissa  de que  todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as mesmas ordens de um executivo.
VANTAGENS
  - A administração conhecer melhor as peculiaridades da área onde atua.
  - Obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais.
  - Possibilidade de uma ação mais imediata em determinada região.
DESVANTAGENS
  - Duplicação de instalações e de pessoal, se não houver um planejamento adequado.
  - A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção, e quase não requer especialização.
  - A descentralização encerra em si mesma um limite de ação bastante amplo, podendo colocar em risco o negócio ou serviço que está sendo ofertado. 


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