DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Para Oliveira (2004, p. 118),
departamentalização é: “o agrupamento, de acordo com um critério específico de
homogeneidade, das atividades e correspondentes
recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais”.
Podemos
portanto concluir que Departamento designa uma área, divisão ou um segmento
distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, chefe,
supervisor entre outros) tem autoridade para o desempenho de atividades
específicas.
TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO:
Existem
diversas maneiras de uma empresa departamentalizar suas
atividades. As mais comuns são:
- departamentalização
funcional;
- departamentalização territorial ou por localização geográfica;
- departamentalização por produtos ou serviços;
- departamentalização por clientes;
- departamentalização por processos;
- departamentalização por projetos;
- departamentalização matricial; e
- departamentalização mista.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES:
É considerado o método mais antigo e mais
comum de se agrupar funções relacionadas é através de funções especializadas,
como produção, recursos
humanos, finanças e marketing.
A
departamentalização funcional tem como critério básico a área do conhecimento
necessário para a realização da atividade. Assim, todas as pessoas que se
utilizam dos conhecimentos de uma mesma área ficariam juntas na mesma unidade.
EXEMPLO DE ESTRUTURA FUNCIONAL:
VANTAGENS
DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
-
Permite agrupar os especialistas sob uma
única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.
-
Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas porque se
baseia no principio da especialização ocupacional.
-
Permite economia pela utilização máxima de máquinas e de produção em massa.
- Orienta pessoas para uma específica
atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz.
- Permite distinguir e manter o prestígio
das funções principais da empresa, bem como realçar os objetivos primários e
fundamentais da organização.
-
Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram
desempenho continuado de tarefas rotineiras.
DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO
FUNCIONAL
-
A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação
entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em
relação aos outros departamentos.
-
Barreiras e conflitos entre os outros departamentos.
-
A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma
estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis
hierárquicos.
- Dificulta a adaptação e flexibilidade a
mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no
ambiente externo da organização ou de outro departamento.
- Devido à focalização interna de cada
departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma
carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho,
levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da
organização.
APLICAÇÕES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO
FUNCIONAL
-
É indicada para ambientes estáveis e de pouca mudança, que requeiram desempenho
constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
-
É recomendada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e
permaneçam inalteradas por longo tempo.
EXEMPLO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR
PRODUTOS OU SERVIÇOS
VANTAGENS
DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
-
A
responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos
departamentos para cada produto ou serviço.
-
Melhorias na qualidade e facilidade de inovações, já que a concentração é em um
único produto ou serviço, cada departamento produz com melhor qualidade ou mais
inovação.
- Permite flexibilidade, pois as
unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem,
sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
-
O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a
sua estrutura organizacional interna.
-
As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos
requisitos e necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla,
gerando assim oportunidades de promoções dentro da organização.
DESVANTAGENS
DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
- Pode
ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais
da empresa.
-
Pode propiciar o aumento dos custos pelas
duplicidades de atividades nos
vários grupos de produtos ou serviços.
-
Pode criar uma situação em que os
gerentes de produtos ou serviços se tornam muito poderosos, o que pode
desestabilizar a estrutura da empresa.
-
Pode ocorrer redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência
profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no
mercado de trabalho.
APLICAÇÕES
DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
1) EM
AMBIENTES INSTÁVEIS E MUTÁVEIS: pois induz a cooperação entre especialistas e
coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto/serviço.
2)
QUANDO AUTONOMIA E AUTO-SUFICIÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS: cada departamento passa a
ter autonomia e auto-suficiência com
as próprias unidades de produção, vendas, pesquisa e de desenvolvimento etc.
3)
QUANDO A ATECNOLOGIA É ADAPTATIVA OU MUTÁVEL: a departamentalização por
produto/serviço, juntamente com uma forte área de staff, é a mais apropriada.
Exemplo de DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR BASE TERRITORIAL
OU LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Esse tipo de estrutura é utilizada em
empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são
extensos. Apoia-se na de premissa de que
todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser
agrupadas e colocadas sob as mesmas ordens de um executivo.
VANTAGENS
- A administração conhecer melhor
as peculiaridades da área onde atua.
-
Obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais.
-
Possibilidade de uma ação mais imediata em determinada região.
DESVANTAGENS
- Duplicação de instalações e de pessoal, se
não houver um planejamento adequado.
- A preocupação estritamente territorial
concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção, e quase não requer
especialização.
- A descentralização encerra em si mesma um
limite de ação bastante amplo, podendo colocar em risco o negócio ou serviço
que está sendo ofertado.
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