TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
(Abordagem Anatômica)
ORIGEM:
•1916
– França.
•Henri
Fayol –
engenheiro de minas / empresa metalúrgica e carbonífera.
•Busca
a eficiência por
meio da estrutura organizacional.
•Ênfase
na estrutura organizacional (cargos, departamentos, seções etc.).
•Abordagem
global e universal, anatômica e estrutural e de cima para baixo.
CENÁRIO INÍCIO SÉCULO XX:
•Imensa
variedade de empresas, com tamanhos diferenciados,
•Problemas
de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício,
•Insatisfação
generalizada entre os operários,
•
Intensa concorrência,
•Alto
volume de perdas por decisões mal formuladas,
•Isso
tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam , os primeiros fixam os padrões de produção , descrevem os cargos estudam métodos e técnicas
de trabalho. Esse panorama levou os autores clássicos a desenvolver uma Ciência
da Administração.
Fayol afirmava que a organização deveria
ser entendida como um todo complexo
e integrado.
O autor se preocupou com a
estrutura que a
organização deveria ter e com a
gestão para
que fosse eficiente.
Operações Básicas da Empresa – Funções da Empresa:
•Operação Técnica:
função relacionada a produção (atividade fim). Fayol não considerava esta como uma função
básica.
•Operação Comercial:
relaciona-se a compra, venda e troca de matéria-prima e produtos.
•Operação Financeira:
trata da captação e da gerência de capitais.
•Operação
de Segurança:
visa proteger os bens e as pessoas de problemas, como roubo, inundações e
obstáculos de ordem social, como greves e atentados.
•Operação
de Contabilidade:
é relacionada aos registros contábeis.
•Operação
Administrativa:
coordena e sincroniza as demais funções. Planejar, organizar, coordenar,
comandar e controlar.
Funções Administrativas:
POC3 (Processos Administrativos)
•Planejar/prever –
visualizar o futuro e traçar um plano de ação.
•Organizar –
constituir o duplo organismo material e social da empresa.
•Comandar –
Dirigir e orientar o pessoal.
•Coordenar –
Ligar e harmonizar todos os esforços coletivos. É a reunião e a harmonização de
toda a atividade e esforço
•Controlar –
Verificar se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
Formular programas de ação geral da
empresa, constituir o seu corpo social e material, coordenar esforços e
harmonizar as tarefas.
Princípios de Administração:
•Divisão do trabalho –
especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da
fábrica, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
•Autoridade e responsabilidade –
autoridade é o direito dos superiores darem ordens e responsabilidade é a
contrapartida da autoridade
– obediência. Ambas devem estar equilibradas entre si.
•Remuneração do pessoal –
Deve ser suficiente
e justa para
garantir a satisfação dos funcionários e da organização.
•Unidade de comando – um
funcionário deve receber ordens de apenas um superior, evitando
contra-ordens.
•Unidade de direção – um
só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo
objetivo.
Todos os planos devem se integrar a planos maiores que conduzam aos objetivos da organização.
•Prevalência dos interesses gerais/
Subordinação dos interesses individuais sobre os gerais – os
interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais
das pessoas.
•Disciplina –
Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos
os funcionários.
Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às regras e
acordos estabelecidos
•Centralização – As
atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser
centralizadas,concentração de poderes no topo da hierarquia da organização.
•Hierarquia/ Cadeia escalar – É a
linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do
princípio do comando. Defesa incondicional da estrutura hierárquica,
respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
•Espírito de corpo/
Espírito de equipe
–
Desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho. A
harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
•Ordem – Deve ser mantida em toda organização,
um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. É a
ordem material e humana.
•Equidade – A
justiça deve prevalecer em toda organização. Amabilidade e justiça para alcançar a
lealdade do pessoal.
•Estabilidade dos funcionários –
Manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento. A
rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto
mais tempo a pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa.
•Iniciativa –
Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
Visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
Administração como ciência:
O
ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da
Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas
científicas.
Pretendia-se elaborar uma Ciência da Administração. Fayol
defendia a
necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de
caráter geral para formar administradores.
Divisão do trabalho e especialização:
Divisão
de trabalho: vertical e horizontal
ORGANIZAÇÃO LINEAR (estrutura
organizacional piramidal)
•Fayol dava
preferência à organização linear, que constitui um dos tipos mais simples de
organização e se baseia em quatro princípios:
1.Unidade de comando/ supervisão única.
2.Unidade de direção.
3.Centralização de autoridade.
4.Cadeia Escalar/ Hierarquia.
•Para
que os órgãos de linha possam se dedicar exclusivamente a suas
atividades
especializadas, tornam-se necessários outros órgãos prestadores
de serviços
especializados estranhos às atividades dos órgãos de linha.
Esses órgãos
prestadores de serviço – denominados de staff ou de
assessoria – fornecem aos
órgãos de linha serviços, conselhos,
recomendações, assessoria e consultoria.
Órgãos de linha
e de staff
SEGUIDORES
DE FAYOL: URWICK E GULICK:
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PARA URWICK:
1.Investigação
2.Previsão
3.Planejamento
4.Organização
5.Coordenação
6.Comando
PRINCÍPIOS
DA ADMINISTRAÇÃO PARA URWICK:
1.Princípio
da Especialização.
2.Princípio
de Autoridade.
3.Princípio
de Amplitude Administrativa – cada superior deve ter um
certo número de
subordinados, dependendo do nível e natureza dos
cargos, a complexidade do
trabalho e o preparo dos subordinados.
4.Princípio
da definição – os deveres, a autoridade e a
responsabilidade de cada cargo e
suas relações com outros cargos
devem ser definidos por escrito e comunicado a
todos.
ELEMENTOS
DA ADMINISTRAÇÃO PARA GULICK:
1.Planejamento
2.Organização
3.Assessoria – é a função de preparar e
treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho
4.Direção – é a tarefa contínua de tomar
decisões e incorporá-las em ordens e instruções específicas e gerais, e ainda a
tarefa de liderar a empresa.
5.Coordenação – é o estabelecimento de
relações entre as várias partes do trabalho.
6.Informação – é o esforço de manter
informado o grupo por meio de registros, documentação, pesquisas e inspeções.
7.Orçamento – é a função relacionada à
elaboração, execução e fiscalização orçamentária.
Críticas à Teoria Clássica:
•Abordagem
simplificada da organização formal, não considerando seu conteúdo
psicológico e social.
•Ausência
de trabalhos experimentais (observação e senso comum);
•Extremo
racionalismo na concepção de administração - concepção da Administração como um conjunto de
princípios universalmente aplicáveis, por meio dos princípios universalmente
aceitos, pode-se obter a eficiência máxima da organização;
•Pouca originalidade dos princípios gerais
da Administração;
•Concepção da organização com ênfase
exagerada na estrutura;
•Insistência na utilização da unidade de
comando;
•Centralização da autoridade ,
denotando a influência das antigas concepções militares e eclesiásticas.
Considerações Acerca da Teoria Clássica:
•Abordagem simplificada e incompleta da
organização formal –não
leva em conta os aspectos da dinâmica organizacional e ambiental. Não considera
a organização informal.
•Abordagem de sistema fechado
–variáveis conhecidas e previsíveis. A
organização é vista como um sistema fechado sem interfaces com ambiente externo direto e indireto.
CONCLUSÃO:
•Apesar
das críticas, a Teoria Clássica é ainda a abordagem mais utilizada para os
iniciantes em Administração, pois permite uma visão simples, clara e ordenada.
•Contudo,
em uma era de mudança e instabilidade como a que atravessamos, a abordagem
clássica mostra-se rígida, inflexível e conservadora, pois foi concebida em uma
época de estabilidade e permanência.
•A
Teoria Clássica é indispensável na compreensão das bases da moderna
administração.
REFERÊNCIAS:
•ANDRADE,
Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria
Geral
da
Administração: das
origens às perspectivas contemporâneas.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
•CHIAVENATO,
Idalberto.
Introdução
à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 3.ed. São Paulo: Elsevier
Editora, 2004.
•MAXIMIANO,
Antônio Cesar Amaru. Teoria
geral da administração:
da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo:
Atlas, 2000.
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