Organizações
*Conceitos
básicos
As
organizações fazem parte de nossas vidas, uma vez que existem para satisfazer
as nossas necessidades.
• Não há duas organizações iguais.
•Um administrador bem-sucedido em uma organização pode
não sê-lo em outra, pois não existe uma única maneira certa de um administrador
agir ou de conduzir.
As
organizações, atualmente, são aliadas importantes à previsão e provisão das
sociedades. Conhecer as organizações em uma perspectiva conceitual/teórica
torna-se muito importante para se ampliar a visão e as estratégias sobre as
suas potencialidades e prospecção no mercado e na sociedade contemporânea.
*Organizações formais
Quando são estabelecidas por estruturas,
regimentos etc., como no caso das Igrejas, forças armadas, empresas.
*Organizações informais
Quando se juntam sem exigências
burocráticas para determinado fim, que pode ser provisório ou não, como grupos
para jogar futebol, vôlei etc.
*Componentes
das organizações
A sociedade
humana é feita de organizações, uma empresa é uma organização, e toda
organização é composta por três partes básicas: pessoas, tarefas e
administração.
Maximiano
(2008) define uma organização como sendo um sistema de recursos que procura
realizar um objetivo (ou um conjunto de objetivos).
Organizações
também fornecem meios de subsistência para muitas pessoas (remuneração) em
retribuição ao seu trabalho.
São esses
rendimentos que permitem às pessoas adquirirem os bens e serviços de que
necessitam.
Para atender
às expectativas dos clientes, as empresas (organizações) precisam ser bem
administradas.
*Tipos de
organizações
As
organizações podem ser lucrativas
(empresas) e não lucrativas (Forças
Armadas, Igreja, serviço público, entidades filantrópicas, Organizações Não
Governamentais (ONGs) etc.)
Nas
organizações não lucrativas, os
objetivos para os administradores são mais difíceis de definir, como a
efetividade de suas ações, a equidade e a justiça.
EFETIVIDADE entende-se
por efetividade quando os resultados alcançados, de forma eficiente pela
organização, trazem impactos positivos para seus clientes que, na maioria das
vezes, é a própria sociedade.
EMPRESAS diferenciam-se
das organizações tradicionais, sobretudo, por visarem ao lucro. Estão sujeitas às leis do mercado e sofrem
constantemente as interferências das variáveis do ambiente externo, precisando
se adequar e se adaptar rapidamente a elas para que não sejam afetadas
negativamente.
*Dimensão
da Organização
•Nas grandes organizações, a
preocupação do administrador com o planejamento é muito maior e formal do que
nas pequenas organizações, em que o planejamento é mais informal, tendo em
vista o escopo de sua atuação;
•As estruturas das grandes
organizações são mais complexas e burocratizadas;
•Nas pequenas empresas, o
administrador, por vezes, é obrigado a acumular funções dos diversos níveis
hierárquicos.
*Identificação
do negócio
•O negócio precisa ser flexível, mutável, consistente e
com identidade;
•Não se resume ao produto ou serviço que as empresas
oferecem ao mercado, mas à finalidade maior que esse produto ou serviço oferece
para satisfazer às necessidades dos clientes.
•É preciso definir o negócio em função do mercado em
que ele atua e não pelos seus produtos.
*Os níveis
organizacionais
Os
níveis organizacionais nos proporcionam identificar como administrar as
organizações. Para lidar com os grandes desafios e mudanças do mundo atual, as
organizações se estruturam por meio de três níveis e suas áreas funcionais.
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