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segunda-feira, 22 de abril de 2019

Organizações

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Organizações









*Conceitos básicos
As organizações fazem parte de nossas vidas, uma vez que existem para satisfazer as nossas necessidades.
Não há duas organizações iguais.
Um administrador bem-sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra, pois não existe uma única maneira certa de um administrador agir ou de conduzir.
As organizações, atualmente, são aliadas importantes à previsão e provisão das sociedades. Conhecer as organizações em uma perspectiva conceitual/teórica torna-se muito importante para se ampliar a visão e as estratégias sobre as suas potencialidades e prospecção no mercado e na sociedade contemporânea.

*Organizações formais
Quando são estabelecidas por estruturas, regimentos etc., como no caso das Igrejas, forças armadas, empresas.
*Organizações informais
Quando se juntam sem exigências burocráticas para determinado fim, que pode ser provisório ou não, como grupos para jogar futebol, vôlei etc.

*Componentes das organizações
A sociedade humana é feita de organizações, uma empresa é uma organização, e toda organização é composta por três partes básicas: pessoas, tarefas e administração.
Maximiano (2008) define uma organização como sendo um sistema de recursos que procura realizar um objetivo (ou um conjunto de objetivos).

 Organizações também fornecem meios de subsistência para muitas pessoas (remuneração) em retribuição ao seu trabalho.
São esses rendimentos que permitem às pessoas adquirirem os bens e serviços de que necessitam.
Para atender às expectativas dos clientes, as empresas (organizações) precisam ser bem administradas.

*Tipos de organizações
As organizações podem ser lucrativas (empresas) e não lucrativas (Forças Armadas, Igreja, serviço público, entidades filantrópicas, Organizações Não Governamentais (ONGs) etc.)
Nas organizações não lucrativas, os objetivos para os administradores são mais difíceis de definir, como a efetividade de suas ações, a equidade e a justiça.
EFETIVIDADE entende-se por efetividade quando os resultados alcançados, de forma eficiente pela organização, trazem impactos positivos para seus clientes que, na maioria das vezes, é a própria sociedade. 
EMPRESAS diferenciam-se das organizações tradicionais, sobretudo, por visarem ao lucro. Estão  sujeitas às leis do mercado e sofrem constantemente as interferências das variáveis do ambiente externo, precisando se adequar e se adaptar rapidamente a elas para que não sejam afetadas negativamente.

*Dimensão da Organização
Nas grandes organizações, a preocupação do administrador com o planejamento é muito maior e formal do que nas pequenas organizações, em que o planejamento é mais informal, tendo em vista o escopo de sua atuação;
As estruturas das grandes organizações são mais complexas e burocratizadas;
Nas pequenas empresas, o administrador, por vezes, é obrigado a acumular funções dos diversos níveis hierárquicos.

*Identificação do negócio
O negócio precisa ser flexível, mutável, consistente e com identidade;
Não se resume ao produto ou serviço que as empresas oferecem ao mercado, mas à finalidade maior que esse produto ou serviço oferece para satisfazer às necessidades dos clientes.
É preciso definir o negócio em função do mercado em que ele atua e não pelos seus produtos.

*Os níveis organizacionais
 Os níveis organizacionais nos proporcionam identificar como administrar as organizações. Para lidar com os grandes desafios e mudanças do mundo atual, as organizações se estruturam por meio de três níveis e suas áreas funcionais. 






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